A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é um evento associado a Olimpíada Brasileria de Astronomia e Astronáutica (OBA) idealizada pela pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).
A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. A OBA e a MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Ao final da OBA e da MOBFOG todos alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. E se ganhou medalha, claro, recebe a mesma, a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados. Aliás, até a escola recebe um certificado com o nome dela. (
http://www.oba.org.br/site)
Neste ano o combustível do foguete de garrafa PET para o Ensino Médio era uma mistura de Ácido Acético (vinagre) e Bicarbonato de Sódio que quando misturados reagem quimicamente, liberando um gás que, em um espaço limitado, gera pressão, consequentemente, força e esta quando atinge o limite de resistência do atrito entre o foguete e a base, impulsiona o foguete para frente seguindo a lei da ação e reação de Newton. O gás comprimido impulsiona a mistura residual para fora e esta quando sai, lança o foguete na direção oposta.
Clique na foto para ver mais.