sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

CONCLUSÃO DAS TURMAS DE 3ºS ANOS DO ENSINO MÉDIO 2012


Dia 28 de dezembro de 2012 foi a "Noite das Estrelas" na EREM Professora Irene Maria Ramos Coelho em Afrânio-PE. Escolhida pelos alunos o tema apresentou uma noite de confraternização com Professores, Pais e Educandos com um colorido neon especial que deu um tom de alegria e descontração aos participantes. As homenagens ficaram por conta dos educadores que preparam mensagens e músicas aos alunos Concluintes dos 3ºs Anos de 2012.






































segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Inscrições para o Programa de Intercâmbio Ganhe o Mundo

Bom dia,

Caros professores estão abertas as inscrições para as novas turmas do projeto Ganhe o Mundo, segue a baixo o link para realização das inscrições que só vão ate dia 31 de Dezembro.

http://www.siepe.educacao.pe.gov.br/

Atenciosamente,

Denise Dias.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Chegou o tablet na escola, o que faço agora?

Por Raimundo Nonato Martins Junior
Esta é uma pergunta, no mínimo, preocupante. Como um professor em plena época da informação global e imediata poderia ficar sem saber o que fazer com os tablets que o Governo do Estado de Pernambuco forneceu aos alunos do 2º e 3 anos do Ensino Médio? Infelizmente, a resposta a este questionamento é simples, pois o professor, em sua grande maioria, é um analfabeto digital, para não dizer um ignorante digital, pois o primeiro não tem culpa de ser, o segundo tem todas as potencialidades, mas não quer se atualizar.
O conceito de alfabetizar é:
"aquilo que ainda hoje significa, ensinar o alfabeto. Alfabetizar é ensinar a ler e a escrever, ensinar a reconhecer os símbolos gráficos da linguagem verbal [1]".
Quanto a alfabetização digital implica em saber a linguagem e o código de funcionamento computacional. Não é um mero uso simples, como faz a maioria, pois o alfabetizado não faz o uso simples da língua. Ao escrever, independente da disciplina, a língua escrita tem toda uma normativa e, consequentemente, uma preocupação em expressar qualidade no escrito. Existe todo um cuidado associado.
Segundo Magda Soares:
"alfabetização, em seu sentido próprio e especifico, é processo de aquisição do código escrito, das habilidades de leitura e escrita [2]".
Magda Soares fala de alfabetização como um processo. Interessante é que todo processo tem um começo e uma gradação de um nível mais baixo a um mais alto. Onde o topo é o objetivo final. É certo que, para qualquer situação que exige assimilação de conhecimentos, nuca se começa de cima, sempre da base, dos fundamentos. Lembre-se que, uma casa só terá um teto firme se tiver uma base sólida.
Um outro conceito fundamental é o de analfabeto funcional. O qual pode ser definido como:
"a denominação dada à pessoa que, mesmo com a capacidade de decodificar minimamente as letras, geralmente frases, sentenças, textos curtos e os números, não desenvolve a habilidade de interpretação de textos e de fazer as operações matemáticas. Também é definido como analfabeto funcional o individuo maior de quinze anos e que possui escolaridade inferior a quatro anos, embora essa definição não seja muito precisa, já que existem analfabetos funcionais com nível superior de escolaridade [3]".
O analfabeto funcional, talvez seja o mais próximo de um analfabeto digital, pois ambos tem capacidades funcionais mas tem dificuldades. Neste caso, espera-se que o professor já tenha alcançado um certo nível de conhecimentos dada a sua formação e experiência, mas na prática é demonstrado falhas graves que são impressas no comportamento dos alunos, causando-lhes, prejuízos. Sabe-se que "a prática leva a perfeição" e é esta a razão de muitos profissionais não terem conhecimentos necessários a sua prática.
Um outro ponto a considerar é que as universidades não formam para a tecnologia, mas uma coisa que todo ser humano é, o ser dotado de curiosidade. O problema é que a vida corrida acaba se tornando desculpa para não ser melhor para poder oferecer o melhor. Penso que não se quer ser melhor porque não se quer que o aluno seja melhor. Um aluno melhor dá mais trabalho, pois se torna questionador, critico, exigindo mais preparação do professor. Como a maioria, desde a graduação, está vivendo numa preguiça quase que eterna, estudar poucos querem. Melhorar, quando se sabe que em princípio se terá mais trabalho, poucos querem. Isso é fruto da transformação do educador em um profissional de educação. Alguém que antes de pensar no lucro material, pensava na formação intelectual dos seus alunos. Lembre-se professor, seus alunos de hoje serão os políticos que pagarão seu salário amanhã. Depois não reclame!
O que fazer então? Deixe de preguiça! Aprenda com os seus alunos: mexa no computador. Vasculhe a internet procurando artigos, textos, fotos, vídeos, ..., e muitas coisas boas para utilizar com os seus alunos. Seja criativo! Só não pergunte: "tem o que no tablet?" Esta resposta é simples: no tablet tem a maior biblioteca e os maiores museus do mundo. As falas e livros de grandes personalidades em vídeo, áudio e documentos dos mais variados assuntos possíveis, é algo inesgotável.
E o professor tem o que? Um cérebro que, em sua maioria, se cauterizou com o tempo de tal forma que não consegue conceber uma aula além daquela forma a qual está acomodado. A repetição do método aplicado durante sua vida estudantil, o qual inconscientemente, repete em suas aulas, por concebê-lo como a verdade didática educacional.
Analfabetos digitais são muitos. Os revolucionários são poucos. A vida educacional não gira em torno de "vou ter mais trabalho" e / ou "não recebe para isso". Atualize-se para não ficar para trás.
___


terça-feira, 30 de outubro de 2012

Aula de Robótica com Lego no Laboratório de Informática da EREMPIMRC

Aula realizada com a participação de representantes das turmas dos alunos da EREMPIMRC e os professores: Erica Valéria Arruda (Bióloga), José Wilson de Souza (Matemático), Maria José Macedo Barbosa Lima (Física, Pedagoga e Psicopedagoga), Raimundo Nonato Martins Jr. (Teólogo, Biólogo e Físico), Valéria Cavalcanti Coelho de Macedo (Matemática) e Virgilio Bernardo Feitoza (Engenheiro Agrônomo e Biólogo).

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

HOMENAGEM AOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA EREM PIMRC – AFRÂNIO/PE.

A Festa de Professores teve como Tema SONHOS... Com a participação de Professores, Funcionários e Convidados. As homenagens foram feitas com muito carinho a todos os servidores regados a músicas, slides, mensagens, bebidas e comidas. As lembrancinhas foram feitas de maneira personalizadas (Um travesseiro com fotos dos Professores) e todas as homenagens foram embaladas pelo mesmo tema – Sonhos.

LOCAL: REALIZAÇÃO N0 BALNEÁRIO DE CABOCLO

HOMENAGEM AOS PROFESSORES EREM PIMRC

AFRÂNIO-PE, 26/10/2012

----------

COMENTARISTA 1: Comemorar nossas lutas, vitórias, sucessos, dificuldades, fé, desejos, aspirações, é acreditar em Sonhos possíveis, é comemorar a Utopia de Paulo Freire, que não era uma utopia irreal, mas uma Utopia da Esperança. E disse: "Ai de nós educadores e educadoras se deixarmos de sonhar sonhos possíveis".

COMENTARISTA 2: É comemorando nossa vida, nosso trabalho, nossos esforços que falamos de sonhos sempre, que temos sonhos... Porque "Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade."

COMENTARISTA 2: Para iniciar transmitimos a mensagem do Gerente Geral da Secretaria Executiva de Educação - Programa Integral Paulo Dutra.

· SLIDE...(Leitura - Cícera)

COMENTARISTA 1: Também repassamos a todos a mensagem da Gerente da GRE - Petrolina Profª Anete Ferraz a todos os Professores da Regional Sertão do Médio São Francisco.

· SLIDES (GRE)...

COMENTARISTA 2: Temos inúmeros sonhos pra sonhar, porque os sonhos nunca envelhecem disse o poeta. De sonhar ninguém se cansa, porque sonhar é esquecer, e esquecer não pesa e é um sono sem sonhos em que estamos despertos, disse Fernando Pessoa. Com alegria, apresentamos a mensagem que revela sonho, de vários sonhos que todos têm para realizar. Que cada um na sua fé, esperança, amor e persistência chegue lá na realização desse Sonho.

· SLIDE (Sonhos dos Professores)...

COMENTARISTA 1: Mario Quintana nos diz que "Viver é acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé a nossa inspiração maior. É buscar nas pequenas coisas, um grande motivo para ser feliz!” Inebriados por sonhos, visualizamos nossas vidas futuras, nossas realizações, não perdendo a vontade de lutar e ser feliz. A música é um bálsamo que alivia e nos faz sonhar ...

· Os slides agora apresentados embalam os Sonhos dos nossos professores, apreciemos esse momento...

COMENTARISTA 2: Lutam melhor os que têm belos sonhos, disse Che Guevara. Os pequeninos nos encantam, as crianças - nossos filhos têm na sua inocência o poder de nos fazer sonhar e de enfrentar para realizar nossos sonhos... Na alegria, na inocência vamos nos imaginar num Reino Encantado, através do Sonho de Alice de viver nesse Reino Encantado, onde podemos imaginar nossos sonhos e poder sonhar para realizá-los...

· Apresentação das Crianças... (No Reino Encantado, O Sonho de Alice).

COMENTARISTA 1: Seus sonhos são as letras do livro que sua vida está escrevendo. Nos fala Paulo Coelho. Sonhar também é brincar com nossa realidade. Retratada em frases o sonho fica mais nítido e impulsiona a correr atrás dele para concretizá-lo. Vamos numa brincadeira eleger a mais criativa frase de feito ao sonho apresentado previamente pelos nossos professores.

· Escolha da melhor frase. (Votação)

COMENTARISTA 2: Uma vida não basta ser vivida. Ela precisa ser sonhada. Mario Quintana. As nossas companheiras, nossos colaboradores de todos os dias, também demonstram seus sonhos através da expressão dos seus gostos, desejos e lutas...

· Homenagem aos Funcionários (O Profissional Águia e O Profissional Urubu) – Reflexão

490_287450448033702_1102656573_n 523482_287456378033109_767876344_n 525549_287454808033266_950119900_n 525607_287453538033393_759868650_n 527537_287451698033577_2056569632_n 545396_287457224699691_3905217_n 545418_287451818033565_1730787159_n 552199_287457171366363_871253545_n 552223_287450398033707_1403174048_n 553607_287451594700254_1199178513_n 554105_287448088033938_1605617094_n 599328_287448588033888_463764555_n 644080_287458841366196_428340079_n 68330_287469788031768_693816585_n 69299_287450494700364_1411624437_n 76283_287464544698959_2053244836_n SAM_1448 SAM_1450 SAM_1452 SAM_1455 SAM_1456 SAM_1457 SAM_1459 SAM_1460 SAM_1461 SAM_1462 SAM_1463 SAM_1468 SAM_1473 SAM_1474 SAM_1479 SAM_1482 SAM_1483 SAM_1488 SAM_1494 SAM_1496 SAM_1502 SAM_1504 SAM_1505 17013_287469544698459_1878220000_n 197389_287457281366352_419488714_n 270532_287469858031761_1482361928_n 311287_287450281367052_1804135437_n 319040_287450544700359_784928753_n 384935_287454851366595_1172513543_n 398245_287451871366893_1975130585_n 431577_287453668033380_166756913_n